30 abril 2013

Chocolate & Azeite de Oliva

Ganhei uns bombons elaborados com azeite de oliva "Colinas De Garzón". Achei estranho no início, mas depois o leve amargo do chocolate é incorporado ao recheio que leva o inusitado ingrediente e o resultado é interessante.

Para ampliar horizontes ...

Colinas De Garzón é uma fazenda produtora de azeite de qualidade na costa do Uruguai, mais ou menos 1 hora de distância de Punta Del Leste (Pueblo Garzón). A região é belíssima e liga o mar às serras. 

Imperdível endereço para os apreciadores da boa mesa é o restaurante- pousada do chef Francis Mallman (o cozinheiro mais famoso da Argentina e do Uruguai também) no povoado (El Garzon).







Dani Tuci


28 abril 2013

Ruella Caffé & Bistrô!

Ruella Caffé & Bistrô
Rua Vupabussú, 199 - Pinheiros - São Paulo - SP

Conheço o Ruella há tempos, mas ainda não tinha tido oportunidade de conferir o endereço de Pinheiros.

Danielle Dahoui faz magia ao misturar a cozinha francesa (base do conceito) com pitadas da cozinha asiática, sem perder o tom.

Com aquele “climinha” romântico de bistrô, não tem como não se encantar com a decoração divertida e bem cuidada da casa. Estilo despojado. Ótimo espaço para a espera ...no mezanino (lembra uma sala de estar). Mas o melhor prá mim é o lindo jardim (se for fazer um reserva, peça prá sentar por lá).

Para começar ... Tartar de Salmão (salmão temperado com limão siciliano, endro-dill, azeite de oliva extra virgem e creme de Wasabi), acompanhado de blinis de espinafre e Mix de folhas verdes com queijo Brie, alcachofras temperadas, geléia de damasco e presunto de Parma. Porções generosas.



Os principais ...Tournedos ao molho de Poivre Vert, acompanhado de quiche de alho-poró e alho confit (deliciosa!) e Badejo ao azeite de endro-dill, servido com risoto de limão e abobrinha e crumble de pão (huuum, muito bom!)



Fiquei com muita vontade de voltar para o Brunch aos Domingos (12h às 17h).


Dani Tuci

23 abril 2013

Ciao Domenico!

Domenico Ristorante – Rua Melo Alves, 674 – Jardim Paulista –
São Paulo – SP

Pequeno e aconchegante. Bela decoração. Tudo muito charmoso.
Cozinha do Mediterrâneo.
Atendimento muito simpático.

Quem comanda as caçarolas é o chef Rodolfo de Santis (passou pelo La Pergola de Roma, três estrelas Michelin e no Brasil, pelo Biondi de SP). A proposta aqui é apostar nas massas & frutos do mar.

Para começar ... o couvert: pães (destaque para a focaccia) e grissinis, berinjela temperada (boa!) e manteiga.



A boa pedida para a entrada é o Arancini (bolinho de risoto de açafrão e carne, recheado com pedaços de mussarela de búfala). Friturex de primeira!
. 
As escolhas para os principais foram ... Ravioli de berinjela com recheio de mussarela de búfalo e molho de tomates frescos (a combinação ficou um pouco “pesada” demais) e Polvo com batatas (ponto incorreto do polvo, muito duro, borrachudo, uma pena!)



As sobremesas parecem interessantes ... o Tiramissú leva a fama de ser imperdível!

Café expresso sem nenhum biscoitinho ...

Pena, no conjunto não chegou a encantar.

Dani Tuci 

20 abril 2013

A Cozinha Ibérica no Chiado!

Chiado Restaurante Bar – Av. Jurucê, 776 – Indianópolis – São Paulo - SP

Inaugurado há pouco mais de 40 dias, a proposta da casa é ofertar pratos típicos da península ibérica (mais opções de Portugal) com qualidade e preços acessíveis. O nome é em homenagem ao bairro lisboeta.

A casa é uma graça, bem aconchegante. Muito bom gosto na decoração. Dois ambientes. Peça uma mesinha lá fora, se o tempo estiver agradável.





O salão é comandado pelo experiente Serra (ex Antiquarius), o que significa dizer que o serviço é excelente. Aliás, pergunte a ele quais os pratos do dia que estão fora do cardápio, as dicas dele são sempre boas pedidas.

Os sócios (Serra também é um deles) contaram com a consultoria de peso de dois grandes nomes do ramo, Carlos Bittencourt (Bela Cintra e Trindade) e da Chef Ilda Vinagre.

E vamos lá ...

O couvert: Mini pães (destaque para o integral), manteiga temperada, pasta de queijo e azeitonas pretas.


As entradas: Panelinha de lula & polvo grelhados no azeite e bacon (maravilhoso, tudo no ponto certo!) e Gaspacho (o melhor que já provei, em regra eu nem ligo prá ele!)



Dia de bacalhau ... Bacalhau ao Forno (posta de bacalhau regado a muito azeite de oliva, alho, cebolas, batatas, azeitonas, brócolis e tomate pelado e Bacalhau à Gomes de Sá (lascas de bacalhau ao forno com batatas, cebola, brócolis, ovo cozido e azeitonas). Tudo muito bem preparado e na medida certa (sem exageros na porção).



Café expresso com mini suspiro.

Qualidade & bom preço. Imperdível.

Dani Tuci 

14 abril 2013

Teppan & Malabarismos!

Benihana – Rua Amauri, 517 – Jardim Europa – São Paulo –SP

O jovem grupo de empresários formado por Bruno Laporta (Al Baladi e Hooters), Marcel Gholmieh, Marcelo Alcântara, Paulo Torre (Serafina) e Leandro Onsari (Benihana Argentina) é responsável por trazer a rede norte-americana de cozinha oriental. A marca nasceu em NYC em 1964 e hoje são 78 unidades espalhadas pelo Globo.

O ponto escolhido foi onde funcionou o Siá Mariana (culinária do Centro-Oeste do País). A casa é confortável e está distribuída em dois ambientes. Peça prá sentar em volta de uma das chapas (15 ao todo) para apreciar todo o processo e aplaudir o cozinheiro ao final! O ideal é acomodar umas 08 pessoas.

A proposta aqui é misturar entretenimento e o estilo japonês de fazer Teppan yakis (comida elaborada na chapa). A ideia é convidar os comensais a participar dos malabarismos e brincadeiras, com a ajuda das espátulas e temperos. Detalhe, tudo feito bem na sua frente para compartilhar (as porções são bem fartas).
Para começar pedimos shimeji com salsa e cebolinha, um tostão de limão e manteiga ...


Depois pedimos o carro-chefe da casa “Especialidade Benihana” todos os pratos feitos na chapa acompanhados de  sopa de cebola, saladinha, camarão aperitivo e dois tipos de molho. O escolhido foi o “Benihana Trio” (combinado de filé mignon alto, frango e camarões, com manteiga e limão siciliano). Ainda como complementos temos a cebola e a abobrinha que deram um tom especial.
Aqui fica ao gosto do cliente a quantidade de temperos e também da manteiga. Para completar pedimos uma porção de arroz “x” com legumes, frango picadinho e ovos (eu que não sou uma super fã, adorei!).










Pontos altos ... a qualidade da carne (o melhor teppan de todos!), a sopa de cebola (muito delicada) e o serviço muito bem treinado.
Sair defumado faz parte da brincadeira, portanto não fique preocupado com isso, divirta-se!


Dani Tuci 

11 abril 2013

Árabe favorito do momento!

Manish – Rua Horácio Lafer, 491 – Itaim Bibi – São Paulo – SP

Ambiente muito agradável, sem muito barulho. Decoração moderna e chic (mas sem qualquer afetação). Tudo muito charmoso, não tem cara de restaurante árabe (grande sacada!).
Serviço competente.

Entradinha ...pães divinos, destaque para o pão papel temperado (com azeite de oliva!) e o pão Saj (crocante e macio ao mesmo tempo, dependendo da parte que você morde), com coalhada seca, de verdade!




Kibe cru com cebola e hortelã frescos (bom, mas faltou um encantamento, algo diferente talvez!) e Kibe assado com recheio de castanhas (só poderia estar mais molhadinho).



Pedimos ainda salgados para testar... esfirra aberta e fechada de queijo cabra (muuuito boa!), massa levíssima.
A esfirra fechada de escarola e uva-passa (estava deliciosa, um tempero peculiar, deve ser aquela receita de família guardada a "sete chaves", sabe?) e prá fechar ... esfirra fechada de carne (huuum!). Olho no detalhe, as esfirras são assadas na hora, o que faz uma diferença absurda.

Aos Domingos um prato diferente ... Beirute de Kafta com tomates e queijo no pão Saj, fiquei com vontade de voltar para conferir.

Para perder a cabeça ...vale ainda deixar um espacinho para provar o Chocolamour. Dei uma espiadela na mesa ao lado e tinha uma generosa porção de calda de chocolate, ai, ai ...

Dani Tuci

09 abril 2013

“O bem-aventurado”...

Beato – Rua dos Pinheiros, 174 – Pinheiros – São Paulo - SP

Lugar moderninho, com iluminação muito agradável. Bom esquema para ir com o seu par.
Atendimento correto.

Para começar a brincadeira ... Bruschetta de queijo de cabra e Tartar de atum, ambos bem executados.


Para os principais ...Tagliarini al Limone (o grande prato da casa!), com lascas de presunto cru crocante. O molho é denso e “fica” na massa, delicioooooso ... e “Shoulder”, parte nobre da paleta bovina, servida trançada, acompanhada de tomates recheados com farofa e salada de rúcula, bem gostosinho (0 ponto da carne estava muito bom!).



Para uma diversão sem pretensão ...


Dani Tuci

07 abril 2013

Tudo com Camarão!

Tomates & Bananas – Alameda dos Nhambiquaras, 1657 – Moema – São Paulo - SP

A proposta da casa é o preparo de camarões rosa com muita criatividade e qualidade. O cardápio traz mais ou menos 20 receitas diferentes de camarão. Vá só se estiver com vontade de comer o crustáceo, pois no menu não há outra opção. O diferencial aqui é a qualidade da matéria prima (originária de Santa Catarina, com textura, consistência, sabor e tamanho adequados) e os produtos incorporados às receitas, como Flor de sal, Azul do Irã ou Negro do Hawaí.

Tudo muito simples e informal. O serviço muito atencioso e simpático. Dá aquela sensação que os donos te chamaram para o almoço na casa deles, sabe como é?


Para começar ... casquinha de camarão (lógico!), mas não esqueça de colocar uma gotinha da pimenta da casa (fantástica e potente!).



Bom, desta vez experimentamos a "Atlântica” (camarões salteado no azeite, flor de sal, mix de grãos flambados no Cognac, acompanhados de arroz branco com gergelim, cebola glaceada e molho de jaboticaba) e “Golden” (camarões no azeite, sal de limão, pimenta em grãos, maçã caramelizada, acompanhados de arroz cremoso com ervas finas e açafrão). Difícil escolher qual receita era melhor ...




Para provar... a sobremesa criativa "sweet grape" e banana gratinada, acompanhada de sorvete de manjericão e azeite de oliva (isso, mesmo!).

A Chef Clarice Nishigaki com certeza faz a leitura do camarão que vai matar a sua vontade pelo crustáceo.

Importante: A casa não aceita cartão de crédito. Só cheques ou cartão de débito “maestro”.

Encontre sua receita favorita ...



Dani Tuci

05 abril 2013

Mais Estrelas em Paris!

Épicure – Le Bristol – 112 Rue Du Faubourg Saint-Honoré – Paris


Muito elegante.Tudo muito bem pensado para agradar.
Não perca o jardim magnífico, em estilo francês. Perfeito para uma noite de verão. Ultra romântico.
Atendimento primoroso.
Restaurante de muitas cifras, prepare-se.



Para começar...pães diversos a escolher (muito complicado por sinal, todos muito bons), com mais de dois tipos de manteiga (com sal ou sem sal).

Amuse bouche...geleia de vegetais, batatinhas em rodelas, creme de salmão com ovas.

Entrada (clássico do chef)... Canelloni recheado de foie gras (normalmente quando a entrada é estupenda ...os principais ficam numa situação bem complicada!)


Para os principais ... Turbot selvagem (peixe) e Filé de linguado recheado de cogumelos e espinafre. Bons, mas nada assim tão marcante.




Pré-sobremesa, ridícula de boa. Inspiração brasileira. Caipirinha com abacaxi e coco.


A sobremesa ...Sorbet de lichia com merengue (especialidade do chefe). Belíssima apresentação, aliás ele é um artista.



Depois veio o carrinho com seleção de queijos (apresentado pelo mestre de queijos da casa), acompanhado de pães especiais, figos e abricós. O pão de passas era incrível!



Café expresso com petit fours (carrinho de doces, muito tipos e sabores, destaque para os chocolates, macarrons e caramelos). E ainda framboesa fresca. Um luxo!


Paris sempre é uma festa!

Dani Tuci