31 outubro 2011

Oh, Tavares!!!


O Amuse...


Serviço de vinho impecável!


Dois clássicos!



A lebre, a perdiz e o veado ...




A linda sobremesa ...



Restaurante Tavares – Rua da Misericórdia, 35 – Lisboa – Portugal
www.restaurantetavares.com

Um clássico! Aberto desde 1784. É um marco na história de Lisboa (o mais antigo de Portugal).
Muito luxo e decoração imponente, com talhas douradas e espelhos venezianos.
Atendimento impecável.
Bom lugar prá fazer pedido de casamento!

Couvert: Pães deliciosos (de passas, tomates secos, milho, azeitona...), queijo e manteiga. Destaque para o pão de milho ...divino!

Amuse bouche ... peixe escolar com crosta de camarão e batatas doces ...hum!

Os Pratos:

Dois clássicos juntos ... “Tártaro e Rossini” (mix de steak tartar e filé Rossini), para dar uma renovada na receita ...gema de maracujá. Tudo muito competente. O outro prato é a junção de três caças ... lebre, veado e perdiz. Show!

Sobremesa: Bica, Sombrinha, Guardanapo e Sombrinha ... revisita aos doces tradicionais portugueses...tão lindo que deu pena DEVORAR ...

Peça prá sentar-se à mesa do ilustre Eça de Queiroz ...

Dani Tuci

25 outubro 2011

O Lendário Pastel de Belém!


A imagem vale mais que ...



Huuuuuum!



A famosa embalagem ...



A Confeitaria ...


Faz parte do roteiro de quem vai a Lisboa experimentar o tradicional Pastel de Belém.
A deliciosa iguaria é produzida na casa desde 1837 ... prepare-se, pois faz uma fila danada prá comprar os tais docinhos!


A casquinha é crocante e o recheio um maravilhoso creme de natas, tudo polvilhado com açúcar de confeiteiro e canela ... uma loooucura!

É melhor pedir logo uma meia dúzia ...

Dani Tuci

Pastéis de Belém
www.pasteldebelem.pt
Rua de Belem, 8484 – Lisboa – Portugal

22 outubro 2011

Viva o Palácio do Marques!


O Lindo Restaurante ...



O Restaurante - Foto II


Amuse-Bouche ...



Biscoitinhos para o café ...


Valle-Flôr – Lisboa – Portugal
http://www.pestana.com/pt/pestana-palace-lisboa/pages/restaurantes.aspx

O restaurante Valle-Flôr, localizado no hotel Pestana Palace, em Lisboa, oferece uma vista magnífica sobre o jardim principal do hotel. Fica aberto para o café da manhã, almoço e jantar. O cardápio tem por base a cozinha tradicional portuguesa.

O restaurante Valle-Flôr já recebeu alguns prêmios desde a sua abertura, entre eles "Três Garfos" e na Categoria Cozinha de Autor - ficou entre os 6 melhores restaurantes de Lisboa.

Destaque para o ambiente luxuoso. O hotel é um palácio do século XIX situado numa zona residencial da cidade de Lisboa e os seus jardins com variadas plantas e árvores subtropicais estão classificadas como "Monumento Nacional".

A decoração dos salões é rica e tem forte influência da escola francesa. Os aposentos privados dos Marqueses foram transformados em lindas e espaçosas suítes e as obras de arte adornam as paredes complementadas por elegante mobiliário de antiquários.


Vamos ao Jantar?

O Couvert: Pães frescos, com destaque para o de azeitonas pretas, manteiga de ovelha (sensaaaacional!) e azeite de oliva.

O *“Amuse-Bouche”... o chefe começou bem ...
Bacalhau à Gomes de Sá e consomè de feijão branco (muito saboroso e delicado!)

Não pedimos entrada.

Os Pratos: Coelho de Olho Preto (coelho em duas versões ... uma recheada com tomate seco, lombo, manjerona, azeitonas, acompanhado de batatas e a outra saladinha com coelho desfiado ... hum!) e Massa de espinafres salteada com **Seitan, rebentos de raízes e molho Tankatsu (prato vegetariano). A casa se preocupou em ofertar opção de entrada vegetariana e também sobremesa light.

Embora o atendimento tenha sido correto e simpático, os pratos demoraram um pouquinho prá chegar à mesa.

Café descafeinado e biscoitinhos prá acompanhar (lindos e gostosos!).

* O termo amuse-bouche é de origem francesa (na França também irá ouvir a amuse-gueule, termo que na prática significa a mesma coisa, mas não é de uso comum nos países que falam Inglês). Ela significa literalmente "para divertir a boca" e é frequentemente utilizado por chefs para demostrarem as suas habilidades e criatividade.

**Seitan ou glúten, como por vezes também é designado devido ao nome da proteína do cereal, é um alimento derivado de uma proteína de trigo chamada glúten. É um alimento da Antiguidade, tal como o tofu. Não está claro se a receita provém da Índia ou da China.

Dani Tuci

17 outubro 2011

Bem-Vindos ao Solar dos Presuntos!


Parte I - O Couvert



Parte II - O Couvert



Parte III - O Couvert



O Bacalhau ...



Polvo à Lagareiro



Solar dos Presuntos – Rua das Portas de St.º Antão, 150 (Junto ao elevador da Lavra)
1150 Lisboa – Portugal
www.solardospresuntos.com/

No Solar dos Presuntos espere a tradição e a fartura da mesa portuguesa. A casa é acolhedora e o atendimento simpático e muito atencioso, especialmente com a questão da escolha dos vinhos. O restaurante está distribuído em vários ambientes confortáveis, os donos estão de plantão para lhe receber e conduzir as reservas (o local é muito concorrido, por isso não deixe para a última hora).

O Couvert (bárbaro!): Pães frescos (tipo Ciabatta), manteiga comum e com salsa e alho, polvo à vinagrete, azeitonas verdes, queijo de Azeitão (queijo de origem controlada, a textura é parecida com o queijo da Serra, uma maravilha portuguesa!) e os famosos embutidos. Só cuidado para não pirar... ele é tão convidativo que a fome pode faltar quando chegar o prato o principal.

Os Pratos: Polvo à Lagareiro (grelhado) com batatas ao murro e legumes salteados (não é o meu prato favorito, mas estava especial, o polvo tão tenro ...) e Bacalhau à Lagareiro com os mesmos acompanhamentos. Tudo com muito sabor.

Infelizmente não foi possível experimentar os doces. Só café expresso.

Outras especialidades locais que são preparadas desde 1974...

... Entradas: Gambas ao natural; Sapateira recheada; Vieirinha em recheio.

Frutos do mar: Açorda de gambas; Feijoada de marisco; Caril de lagosta e gambas; Arroz de lagosta e gambas; Pataniscas de bacalhau com arroz de feijão, Bacalhau recheado à Solar; Filetes de peixe-galo com arroz.

Carne: Cabrito assado à Monção; Escalopes com cogumelos; Mimos de porco preto com feijão preto.

Doces: Doce da Avó; Trouxas de ovos; Pão de Ló, com doce de ovos.

E prá nós Portugal ...está só no começo!

Dani Tuci