28 fevereiro 2007

Refeição temática … (Parte I)





Aires de Patagônia – Puerto Madero (Buenos Aires – Argentina)

Ambiente rústico muito agradável.
Atendimento muito atencioso.

Drink de “boas-vindas” … Martini com limão.
Couvert: pães com pasta de queijo e ervas “patagônicas” (até agora tô tentando advinhar quais seriam tais ervas …)
Complemento do Couvert: mini empanada de carne com azeitonas pretas (delícia!).

Entrada: Queijo brie com marmelada de figos (grande casamento! vale bodas de prata …)

Pratos degustados: Salada de folhas verdes, rúcula, tomate confit, cogumelos com torradas de pão caseiro e molho a base de aceto balsâmico (um molho meio adocicado divino!) e Lombo de cervo sobre rösti de batatas com pancetta (é o bacon de italiano) dourada e cebolas caramelizadas com *chutney de frutas da estação (hummmm!!!)

Detalhe: O local oferece produtos típicos da região da Patagônia. Não esqueça de verificar a validade. A Torta Negra é a grande opção.

*Na Gastronomia da Índia o chutney (como lhe chamam portugueses, brasileiros e moçambicanos) é um condimento de paladar agridoce, picante (forte ou suave), ou ainda uma mistura dos dois, originário das Índias Orientais.
Ingredientes comuns a todos os chutneys são a Pimenta, os frutos e vegetais, ou ainda uma mistura destes dois. O tempero utilizado na preparação inclui invariavelmente açúcar, sal, alho, cebola, mel, vinagre, gengibre e canela. As especiarias vulgarmente utilizadas são o coentro, o cuminho, a assa-fétida e o feno grego.
Muitos dos chutneys vegetais não são cozinhados, ao contrário dos de fruta. No país de origem, Índia, o chutney é confeccionado na altura de ser consumido com ingredientes locais e disponíveis, escolhendo para a preparação os que se adequam a conferir sensações fortes ao paladar.
Em países de clima temperado os chutneys são elaborados com ingredientes locais tais como a maçã, pêra ou o tomate. Nestes países o chutney é confeccionado e vendido sob a forma de conserva; para este propósito é utilizado para efeitos de conserva óleo vegetal, vinagre ou sumo de limão.


Dani Tuci

Nenhum comentário:

Postar um comentário